Maranhense Ana Maria Carvalho canta no Luar do Sertão

O Luar do Sertão desta terça-feira (14/11), às 19h30, vai receber uma grande representante da cultura e ritmos populares do Brasil, a maranhense Ana Maria Carvalho. No programa da TV Aparecida, apresentado por Padre Paulinho, a artista vai se apresentar acompanhada de Guilherme Café (baixo), Marquinho Mendonça (violão e cavaquinho) e Ariel Coelho (percussão).

Cantora, compositora, atriz, figurinista, arte educadora e brincante, Ana Maria sempre se apresenta com um sorriso no rosto, seu turbante, saia rodada e muita energia. Ela traz em suas brincadeiras lúdicas o contexto social, histórico e cultural de algumas importantes danças brasileiras, bem como os símbolos e os saberes tradicionais representados nessas manifestações.

Ana Maria já percorreu o Brasil com os grupos Cupuaçu e Teatro Ventoforte, atuando em espetáculos e ministrando oficinas em diversos espaços culturais. Foi premiada como Mestre de Cultura Popular em 2018 pelo Ministério da Cultura, sua origem maranhense revela ritmos tradicionais como o Bumba Meu Boi, Cacuriá, Ladainhas do Divino Espírito Santo, cirandas, acalantos e cantigas de roda.

São 28 anos de carreira musical e o disco Por Mim e Pelo Meu Povo (2011) como grande símbolo de seu trabalho, reunindo em seu repertório ritmos que apresentam simultaneamente a singularidade e a pluralidade da cultura popular brasileira. Seu mais recente álbum lançado é “Memórias de Carvalho” (2023), parceria com a irmã Bel Carvalho.

Luar do Sertão, terça-feira, às 19h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *