Reportagem da TV Aparecida mostra a realidade da população de rua

Na quinta-feira (21), às 21h30, a TV Aparecida vai exibir o último episódio do ano da série Desafios da Igreja. Desta vez, o documentário vai abordar a realidade das pessoas em situação de rua. A repórter Camila Morais – acompanhada do cinegrafista Diego Rosa e o auxiliar Luís Henrique Santos – viajou para três capitais brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. Nesses lugares serão mostradas as diferentes realidades das pessoas que vivem em vulnerabilidade nas ruas.

O objetivo da reportagem da TV Aparecida é mostrar que as pessoas não estão nas ruas por opção. Muitas vezes, os motivos são os vícios, a dependência e intolerâncias familiares. Entretanto, depois que estão nas ruas, é muito difícil conseguir sair. Por isso, a ação da Igreja católica auxiliando essas pessoas a recomeçar de uma nova forma.

“Um dos maiores desafios é que o Censo do IBGE não contabiliza a população de rua, então os dados são baseados em estudos de universidades. Isso mostra que o poder público não vê essas pessoas, e se elas não são vistas os seus direitos básicos são negados. O que mais me impressionou é que a Igreja já encontrou formas de auxiliar essas pessoas, mas para o poder público é vantajoso ter essa população. Sempre tem alguém que ganha por trás disso”, ressalta Camila Morais.

Em São Paulo, a reportagem vai trazer as ações realizadas pelo Padre Júlio Lancelotti. E ainda a vulnerabilidade dos migrantes e refugiados que chegam à cidade acolhidos pela ONG Missão Paz, para que não encontrem nas ruas da cidade seu destino final.

Já em Salvador, com uma população de rua estimada em 7 mil pessoas, a reportagem vai enfatizar a ação da Arquidiocese, que cedeu duas Igrejas para acolher quem está na rua. A comunidade de Trindade faz um resgate da dignidade das pessoas por meio do Projeto Levanta-te e Anda, buscando a garantia de direitos e reinserção na sociedade.

E por fim, a equipe de jornalismo foi para Belo Horizonte, que registra mais de 9 mil pessoas vivendo nas ruas. Na capital mineira, a Pastoral do Povo de Rua tem um leque de ações, com destaque para uma parceria com o Ministério Público no projeto Moradia Primeiro, onde a pastoral arca com o aluguel de casas para quem tem trajetória de rua e deseja começar uma vida nova.

O Desafios da Igreja vai ao ar nas quintas-feiras, às 21h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *