Delícias da culinária baiana são dicas do chef Léo no“Sabor de Vida 

No Sabor de Vida, que vai ao ar no domingo (14), às 13h, Bianca Láua e chef Leonardo Roncon pilotam, mais uma vez, um fogão repleto de delícias da culinária descomplicada. Desta vez, os pratos escolhidos são típicos da culinária baiana. E a produção ainda levantou curiosidades sobre os alimentos.

Para começar, Chef Léo ensina uma Farofa de Dendê, iguaria muito conhecida por quem aprecia a comida baiana, sendo um ótimo acompanhamento para a moqueca.
O azeite de dendê é produzido a partir do fruto da palmeira conhecida como dendezeiro, originária do oeste da África. Sua cor é avermelhada em virtude da quantidade de vitamina A, 14 vezes maior que da cenoura, além de possuir um sabor adocicado, aroma intenso e uma consistência densa.

Seguindo os preparos, o chef vai ensinar a fazer Moqueca de Banana-da-Terra. Consumida de norte a sul do país, sobretudo nas regiões litorâneas, a moqueca possui diversas variações e traz consigo a história e as particularidades do povo brasileiro. A preparação da moqueca no Brasil possui influências locais de várias regiões, por isso, existem variações nas receitas e ingredientes utilizados, sendo os três principais tipos: a Moqueca Baiana, Moqueca Capixaba e a Moqueca Paraense. Cada uma reflete a história e ingredientes de sua região.

Por fim, será preparada uma deliciosa Cocada Cremosa. Este doce açucarado feito à base de coco é muito tradicional na América Latina e em Angola. No Brasil, há registros de cocada desde 1750, principalmente em Salvador. O coco era utilizado em vários preparos salgados, como, por exemplo, na moqueca. Com as sobras do coco, aproveitavam e faziam um doce, com melaço de cana de açúcar ou rapadura.
O preparo pode variar de tamanho e espessura, de consistência mais resistente ou cremosa, tudo depende do gosto de quem vai consumir. Os ingredientes também variam, há quem use amendoim, leite condensado, gema de ovo, polpa de frutas e sementes, como por exemplo, o gergelim.

O Sabor de Vida vai ao ar nos domingos, às 13h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *