Reportagem da TV Aparecida mostra a influência da cultura caipira

O Arquivo A desta quinta-feira (1), às 22h, traz uma reportagem sobre a cultura caipira. Na produção da TV Aparecida, o repórter Guilherme Machado visita diversos lugares para mostrar a importância e influência das tradições no gosto do povo, na música, na gastronomia e também na indústria do Brasil.

O programa começa falando das feiras e eventos do agronegócio, que segundo dados da produção movimentam em torno de 25 bilhões de reais por ano no país. Guilherme Machado foi para Jaguariúna, na região metropolitana paulista de Campinas. A cidade realiza todos os anos o Jaguariúna Rodeo Festival, segundo maior evento de música sertaneja e montaria de animais no Brasil, ficando atrás apenas da Festa do Peão de Barretos.

Ainda na música, a reportagem volta à TV Aparecida para mostrar como a cultura caipira é importante na história da emissora, com programas de sucesso como Terra da Padroeira e Aparecida Sertaneja. E também o Luar do Sertão, que desde 2021 reforça a música caipira de raiz e a viola. Comandado pelo Missionário Redentorista, Padre Paulinho Morais, o programa se tornou um espaço para mostrar a cultura dos interiores do Brasil, por meio da poesia e da música.

Na cidade de Jundiaí (SP), a reportagem vai mostrar uma orquestra formada por violas caipiras e também conhecer um luthier de viola, profissional responsável por construir e reparar instrumentos de corda. E em Atibaia (SP), Guilherme apresentará um grupo de catira, que há mais de 10 anos envolve pessoas da cidade para preservar a cultura dessa tradicional dança folclórica caipira.

E por fim, o programa vai até o interior de Minas Gerais para mostrar uma família em que todos nasceram e foram criados na roça, e tem na terra o seu sustento. Já na cidade de Monte Sião, Guilherme vai falar sobre a devoção do povo da roça a Nossa Senhora Aparecida.

O Arquivo A vai ao ar nas quintas-feiras, às 22h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *