Segurança Pública é tema do Aparecida Debate

No Aparecida Debate desta terça-feira (27), às 21h30, Renato Dias e Rafaela Lourenço recebem especialistas para comentar um tema de bastante relevância para o País. Desta vez a pauta da produção é Segurança Pública.

Um dos tópicos que serão abordados pelo “Aparecida Debate” é o uso das câmeras corporais e como esse mecanismo tem gerado controvérsias sobre sua implementação. Em São Paulo, de forma pioneira, o programa Olho Vivo na Polícia começou a ser desenhado em 2019, com a implementação nos três primeiros batalhões em 2020. O objetivo é controlar a violência, a corrupção, reduzir a letalidade e a morte de policiais, além de ajudar na formação de provas.

E para explicar melhor o funcionamento dessas câmeras, o jornalismo da TV Aparecida contará com Helena Queiroz, Advogada criminalista e Mestranda em Segurança Pública.

Outra participação no programa é do Deputado Sargento Gonçalves, natural de Campina Grande (PB), autor do projeto de Lei 606/23, que proíbe a exigência de instalação de câmeras nas fardas de policiais militares, enquanto a medida não for estendida a todos os servidores públicos, civis ou militares.

Por fim, estará no debate a pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Bianca Lombarde, que é Mestre e Bacharel em Ciências Sociais pela UNIFESP, com estudos sobre o policiamento de manifestações e as diretrizes da Tropa de Choque. Atualmente ela se dedica a pesquisar as câmeras corporais da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 21h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *