Mãe Andréia de Iemanjá emite nota de repúdio pela morte da Yalorixá Maria Bernadete Pacífico
A Yalorixá, Andréia de Iemanjá, líder religiosa do Ilê Axé Ogum Boalé e idealizadora do Movimento Ecoar se solidarizou com a morte da Yalorixá Maria Bernadete Pacífico, que foi brutalmente assassinada. A líder religiosa de Francisco Morato emitiu uma nota de repúdio que foi divulgada nas redes sociais. Confira:
NOTA DE REPÚDIO E INDIGNAÇÃO
”Nós, da família Ecoar – Ilê Axé Ya Ogun Boalé, repudiamos com imensa indignação a morte da Yalorixá Maria Bernadete Pacífico, brutalmente assassinada na noite desta quinta-feira, 17, dentro do terreiro que comandava, no município de Simões Filho, região metropolitana da Bahia.
A execução de uma líder religiosa e, defensora de direitos humanos, dentro do seu terreiro, representa a violência direta contra todas as pessoas pertencentes às religiões afro-brasileiras e a população quilombola, evidencia a urgência em relação à necessidade de ações concretas do Estado Brasileiro em defesa dos povos quilombolas e de terreiro, pelo combate ao racismo sob todas as suas vertentes, sobretudo o ambiental e pela proteção de defensoras e defensores de direitos humanos.
Mãe Bernadete liderava o Quilombo Pitanga dos Palmares, foi Coordenadora Nacional CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) e ex-secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Ela estava inserida no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH) desde 2017.
Agregava à sua luta a dor de perder um filho, assassinado, Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho, há seis anos. Ela também sofria ameaças por parte de integrantes da especulação imobiliária da região.
No mês passado, ela falou sobre o caso do filho com a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber, em encontro com outras lideranças na Bahia.
Nós, família Ecoar – Ilê Axé Ogun Boalé, apoiamos o envio de comitivas dos Ministérios dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial que se reunirão com os órgãos governamentais da Bahia e prestarão serviço aos familiares e demais pessoas vítimas de ameaças na região.
Porém exigimos a celeridade na investigação, a identificação dos executores e mandantes e a pronta punição para todos os envolvidos no caso.
Nos solidarizamos com a dor da família de sangue e a Egbé Aiyê da Yalorixá Bernadete assim como a toda comunidade quilombola de Simões Filho.
Mãe Bernadete, presente!
Yalorixá Andreia ty Yemonja
Presidente da ARACSA”
Ilê Axé Ya Ogum Boalé
O Ilê Axé Ya Ogum Boalé é uma associação religiosa, afro cultural, social e ambiental, que fica localizada no Bairro Estância Belém em Francisco Morato e promove os mais diversos eventos para a população da cidade, cursos profissionalizantes, palestras e possui os mais variados profissionais voluntários, que atendem a população de forma gratuita. A parceria entre o Ilê Axé Ya Ogum Boalé entre os Poderes Legislativo e Executivo é de grande importância para o crescimento de toda a população do município principalmente da comunidade.
O Ilê Axé Ya Ogum Boalé é comandado pela Ya Andréia, mais conhecida como mãe Andréia de Iemanjá, líder religiosa do bairro, candomblecista da nação keto, é presidente do Conselho da Comunidade Negra e atua no Conselho da Cultura da cidade de Francisco Morato. A líder religiosa é a idealizadora do projeto Movimento Ecoar, que promove a paz e a igualdade entre as religiões, sempre combatendo a intolerância religiosa. Além de ser a idealizadora do Movimento Ecoar, mãe Andréia atua em diversos projetos sociais em Francisco Morato e região. Vale ressaltar que o trabalho realizado pela Ya Andréia e pela Casa de matriz africana, Ilê Axé Ya Ogum Boalé é voltado para o social, cultural e ambiental.
Para mais informações, seguem os contatos do Ilê Axé Ya Ogum Boalé: yaogumboale@gmail.com ou (11)4881-3680