Saúde dos olhos é tema do Aparecida Debate 

O “Aparecida Debate” desta terça-feira (14/3), às 22h, vai falar sobre a importância do cuidado com a saúde dos olhos. O apresentador Guilherme Machado, junto à produção, foi até uma clínica especializada para mostrar a necessidade de realizar exames oftalmológicos regularmente.

O programa vai destacar o acompanhamento da saúde dos olhos, por meio de um especialista e também dos exames com imagens para que possamos detectar possíveis problemas no decorrer da vida. Esses cuidados acabam sendo deixados de lado pela maioria dos brasileiros, como mostra o levantamento feito pela produção que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% dos casos de cegueira são evitáveis ou curáveis, ou seja, a cada quatro cegos, três poderiam não estar nessa situação. Tão alarmante quanto, é o levantamento realizado pelo Ibope e encomendado pela empresa Johnson & Johnson Vision que revelou que 7% da população foi apenas uma vez na vida a uma consulta oftalmológica, enquanto 9% nunca passou pela avaliação de um médico especialista em olhos — o número dobra para 18% quando falamos de indivíduos jovens de 18 a 24 anos.

Para falar sobre o tema, participará do programa, via skype, Leôncio Queiroz Neto, médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Ele ainda preside o Instituto Penido Burnier, hospital considerado referência internacional na oftalmologia. Ele é formado desde 1985 pela Faculdade de Ciências Médicas da PUC de Campinas. 

E presencialmente, no estúdio da emissora, estará Wilma Lelis Barboza Lorenzo Acácio, graduada em medicina pela Universidade de Taubaté (Unitau), com especialização em oftalmologia e em glaucoma, além de doutorado em oftalmologia. Atualmente, ela é médica colaboradora do serviço de glaucoma do Hospital das Clínicas FMUSP e cirurgiã no Hospital de Olhos do Vale. Ela também é professora do departamento de medicina da Unitau. 

“Aparecida Debate”, terça-feira, às 22h 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *