Associação religiosa de Francisco Morato, Ilê Axé Ya Ogum Boalé recebeu o vereador Nelsinho da Periferia e moradores do bairro no último domingo (25)

A associação religiosa Ilê Axé Ya Ogum Boalé, localizada na cidade de Francisco Morato recebeu no último domingo (25), o vereador Nelsinho da Periferia e moradores da região. O objetivo do encontro foi o anúncio das ruas que serão asfaltadas no bairro Estância Belém.

A Ialorixá Andréia de Iemanjá esteve por várias vezes em reunião com deputados e governadores para solicitar o saneamento básico dos bairros de Francisco Morato, pedindo políticas públicas que acolham o seu povo. Nelsinho da Periferia sendo o vereador da região tomou-se a frente ao poder público municipal com a prefeita Renata Sene e o vice-prefeito Ildo Gusmão juntamente com a Ialorixá e criaram um projeto que atenda toda a população que há mais de 40 anos luta pela pavimentação das ruas.

O vereador Nelsinho da Periferia afirmou que as ruas que vão ser asfaltadas são: Alameda dos Cambarás, Alameda dos Eucaliptos e a Rua das Acácias. O vereador ressaltou que todas as ruas de Francisco Morato constam como asfaltadas, porém isso não é verdade e trata-se de um erro de quem fez os loteamentos na época.

Segundo Nelsinho, o início das obras têm previsão de começarem no final de julho e não há prazo definido para terminar.

Após a reunião do último domingo (25), com o vereador Nelsinho da Periferia para a cobrança do saneamento básico, a assistente social Débora Cerazza, que é presidente do conselho COM Mulher de Francisco Morato, se reuniu com as mulheres do bairro Estância Belém e discutiu políticas públicas da saúde da mulher, violência doméstica, psicológica, social, política, violência no trabalho e desigualdade e ações sociais com objetivo de acolher essas mulheres dentro do próprio Ilê Axé Ya Ogum Boalé criando parcerias.

Débora Cerazza na roda de conversa no Ilê Axé Ya Ogum
Débora Cerazza na roda de conversa no Ilê Axé Ya Ogum Boalé(Divulgação)

O Ilê Axé Ya Ogum Boalé é uma associação religiosa, afro cultural, social e ambiental, que fica localizada no Bairro Estância Belém em Francisco Morato e promove os mais diversos eventos para a população da cidade, cursos profissionalizantes, palestras e possui os mais variados profissionais voluntários, que atendem a população de forma gratuita. A parceria entre o Ilê Axé Ya Ogum Boalé entre os Poderes Legislativo e Executivo é de grande importância para o crescimento de toda a população do município principalmente da comunidade.

O Ilê Axé Ya Ogum Boalé é comandado pela Ya Andréia, mais conhecida como mãe Andréia de Iemanjá, líder religiosa do bairro, candomblecista da nação keto, é presidente do Conselho da Comunidade Negra e atua no Conselho da Cultura da cidade de Francisco Morato. A líder religiosa é a idealizadora do projeto Movimento Ecoar, que promove a paz e a igualdade entre as religiões, sempre combatendo a intolerância religiosa. Além de ser a idealizadora do Movimento Ecoar, mãe Andréia atua em diversos projetos sociais em Francisco Morato e região. Vale ressaltar que o trabalho realizado pela Ya Andréia e pela Casa de matriz africana, Ilê Axé Ya Ogum Boalé é voltado para o social, cultural e ambiental.

Para mais informações, seguem os contatos do Ilê Axé Ya Ogum Boalé: yaogumboale@gmail.com ou (11)4881-3680

Veja também: https://colunadatv.com/2023/04/14/casa-espirita-de-francisco-morato-ile-axe-ya-ogum-boale-realiza-festa-para-os-orixas-ogum-e-oxossi/

Débora Cerazza na roda de conversa no Ilê Axé Ya Ogum
Débora Cerazza na roda de conversa no Ilê Axé Ya Ogum

Veja um trecho da reunião:

Anddreh Ponttez

Anddreh Ponttez é jornalista, atuou em diversos veículos de comunicação. É colunista de TV e famosos dos programas de Nani Venâncio e Lucimara Parisi na Rede Brasil de Televisão. Instagram:@anddrehponttez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *