Dr. Rafael Moreira – Uma boa saúde bucal ajuda a prevenir e evitar o agravamento de vários problemas

Uma boa higiene bucal diminui o risco de processos inflamatórios e infecciosos crônicos, que podem agravar ou provocar algumas doenças.Como a endocardite bacteriana, que é a inflamação da membrana que reveste a parede interna do coração e as válvulas cardíacas. Para falar sobre a importância da saúde bucal, escreve esse texto para sabermos a importância da saúde bucal em dia.

SAÚDE BUCAL – quais são os problemas que a má higiene bucal pode causar na própria cavidade bucal?Doenças periodontais, que são os tecidos de sustentação dos dentes, perda óssea local, gengivite, mau hálito, tártaro, cárie e, consequentemente, a perda dos dentes. Além de ser a porta de entrada para infecções sistêmicas.

SAÚDE BUCAL – qual é a relação entre a saúde bucal e a saúde geral?A saúde começa pela boca. Uma saúde bucal deficiente mantém ativos processos inflamatórios e infecciosos crônicos, que podem acarretar o agravo ou início de algumas doenças através da disseminação de bactérias e ou mediadores químicos como resposta inflamatória no corpo.SAÚDE BUCAL – qual a relação entre saúde bucal e problemas cardíacos?A gengivite, a periodontite e os procedimentos sem profilaxia antibiótica (quando indicada para o perfil clínico do paciente) permitem que as bactérias da boca caiam na corrente sanguínea. Quando elas alcançam o coração, podem colonizar válvulas lesionadas e provocar doenças. Entre elas, a endocardite bacteriana com maior frequência. Além do risco de endocardite, as inflamações presentes na boca podem aumentar os níveis da proteína C-reativa, que está associada com acidentes cardiovasculares.

SAÚDE BUCAL – como as doenças periodontais podem interferir no diabetes?

Periodontal é uma infecção crônica que acomete as estruturas de suporte do dente e pode culminar na perda dentária, se não for tratada. A doença periodontal é altamente prevalente nos indivíduos diabéticos. Nesses indivíduos, o controle deficiente do biofilme dental pode favorecer a instalação da doença periodontal com maior severidade e velocidade de progressão do que aquela observada em indivíduos não diabéticos. Em pacientes diabéticos não diagnosticados ou mal controlados, pode-se observar o aparecimento de diversos abcessos periodontais, levando à destruição rápida do suporte ósseo ao redor dos dentes, o que pode interferir na futura manutenção deles.

SAÚDE BUCAL – Covid-19 também tem relação com saúde bucal?

Sim, as infeções oportunistas, principalmente em paciente imunossuprimidos, aumentaram muito com o uso excessivo de corticoide para tratamento de COVID, sobretudo as infecções fúngicas, como a mucormicose (chamada popularmente de doença do fungo negro). Meu grupo teve a oportunidade de tratar um caso dessa infecção no Grupo Leforte e publicá-lo em uma revista internacional de impacto, a Oral Surgery, em maio de 2021.

SAÚDE BUCAL – quais são as medidas necessárias para manter a saúde bucal em dia?

Uma escovação adequada após as refeições com auxílio também de enxaguantes bucais, uso diários de fio dental e visitas periódicas ao cirurgião dentista.

SAÚDE BUCAL – a alimentação também tem um papel na prevenção de doenças bucais?

Sim com certeza. Uma dieta equilibrada com baixo índice de açúcares diminui muito a possibilidade de cáries e problemas periodontais.

SAÚDE BUCAL – quais são os principais erros que as pessoas cometem em relação à higiene bucal?

A falta de higiene oral adequada, falta do uso de fio dental e ausência de visitas periódicas ao cirurgião dentista.

SAÚDE BUCAL – quais são os sintomas de que algo não vai bem na cavidade bucal?

Mau hálito, dor, sangramento gengival e lesões bucais são os principais sinais e sintomas.

Anddreh Ponttez

Anddreh Ponttez é jornalista, atuou em diversos veículos de comunicação. É colunista de TV e famosos dos programas de Nani Venâncio e Lucimara Parisi na Rede Brasil de Televisão. Instagram:@anddrehponttez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *