Conheça os destinos de inverno que fazem sucesso entre os brasileiros

Os brasileiros já começaram a sentir na pele os primeiros sinais da temporada de temperaturas baixas, mas o inverno começa oficialmente na manhã desta quarta-feira, 11/06. A estação promete não ser tão rigorosa este ano, graças ao aquecimento da superfície do Oceano Pacífico trazida pelo fenômeno El Niño. Ainda assim, vai ser preciso tirar os casacos esquecidos no armário, principalmente para aqueles que desejam curtir o friozinho em novos cenários. Empresa de tecnologia no mercado do turismo há mais de 12 anos, o Hurb lista os destinos na América do Sul que se tornam ainda mais atrativos de junho a setembro.


No Brasil, Campos do Jordão (SP), Olímpia (SP), Poços de Caldas (MG), Gramado (RS) e Teresópolis (RJ) oferecem atrações e experiências que contemplam a estação. Entre as opções internacionais, as cidades de Bariloche e Santiago fazem sucesso entre os brasileiros. Confira os diferenciais de cada um deles a seguir, de acordo com o perfil de viagem mais indicado.

Viajando em família

Para aqueles que buscam o conforto e os benefícios das fontes de água termais, o estado de São Paulo conta com a cidade de Olímpia, enquanto Poços de Caldas é a representante mineira. São destinos que unem bem-estar à diversão para agradar todas as idades. Na primeira, pode-se usufruir as águas, que chegam a atingir os 70ºC, em parques aquáticos – verdadeiros complexos que incluem desde toboáguas a spas.


Com cerca de 30 cenários diferentes e mais de 70 estátuas em tamanho real de celebridades e personagens, o museu de cera Dreamland proporciona ao visitante ter sua própria foto com ídolos que já se foram, como Pelé, e fenômenos das telas de cinema, como Darth Vader, o vilão de Star Wars. Figuras históricas, astros da música e outros ícones brasileiros também fazem parte do acervo.


Já em Poços de Caldas, as águas estão nos cerca de 40ºC e, para uma experiência de relaxamento profundo, vale visitar o primeiro estabelecimento termal do país – o Thermas Antônio Carlos. O spa oferece mais de 30 serviços, entre saunas, terapias holísticas e tratamentos faciais e corporais. Para quem vai viajar em família, o Zoo das Aves proporciona uma imersão em um espaço com mais de 2 mil aves de 200 espécies. Além disso, passar os meses de junho e julho em Minas proporciona ainda a oportunidade de participar de arraiás e se deliciar com as comidas típicas nesse destino, conhecido pela gastronomia.

Clima de Romance

Na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão se destaca pela arquitetura no estilo colonial europeu cercada por montanhas. A vista das florestas de pinheiros trazem à cidade a sensação de relaxamento que só a natureza é capaz de evocar. A gastronomia local é a principal atração para casais que buscam programas românticos. O passeio de teleférico no Parque Capivari e o de bondinho pela Estrada de Ferro também podem ser feitos à dois. Na hora da sobremesa, a dica é investir nos chocolates produzidos na cidade.

Outro grande produtor do doce é Gramado, no Rio Grande do Sul. Com temperaturas abaixo dos 20ºC, que podem chegar aos número negativos. Um dos grandes destinos turísticos do país, a cidade se voltou para oferecer boas experiências aos visitantes, investindo no setor. Hoje, oferece programação que valoriza a beleza da estação. O parque de diversões Snowland, por exemplo, usa neve artificial em pistas de ski e outros brinquedos. Para fazer compras e experimentar a culinária regional com influência alemã, a Rua Coberta reúne lojas e restaurantes em um espaço protegido do frio. Se o álcool ajuda a esquentar o corpo, a degustação de cervejas artesanais nas fábricas Rasen Bier e Ambarina é indicada.


A região serrana do Rio de Janeiro, por sua vez, também oferece opções turísticas, como a cidade de Teresópolis. Popularmente conhecido como a capital brasileira do montanhismo, o município compreende o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, sendo o destino perfeito para casais que apreciam o ecoturismo. Por ser uma estação pouco chuvosa, o inverno mostra ser o período ideal para percorrer o parque, facilitando o acesso às trilhas e cachoeiras. Admira-se uma de suas melhores vistas panorâmicas a partir do Mirante do Soberbo.

Saindo do Brasil

Dois destinos internacionais bem próximos das terras brasileiras chamam a atenção de quem aguarda o inverno para aproveitar temperaturas abaixo de zero: Bariloche, na Argentina, e Santiago, no Chile. Como os dois países não exigem passaporte ou visto de brasileiros e tem a moeda local desvalorizada em relação ao real, são cidades que favorecem a estadia e aumentam o poder de compra de brasileiros.
 

Limitada pela Cordilheira dos Andes, Bariloche faz parte da região da Patagônia argentina. Para deslizar pela neve em segurança, o complexo esportivo Cerro Catedral conta com mais de 50 pistas com diferentes níveis de dificuldades. No espaço, é possível fazer trilhas, praticar esqui e snowboard e até esquibunda, além de dar voltas nos teleféricos.


Para um panorama da cidade, o Circuito Chico oferece aos turistas um roteiro que passa por suas principais atrações, como Puerto Pañuelo, de onde se atravessa o lago Nahuel Huapi de barco até a Isla Victoria, local com flora e praias paradisíacas para caminhadas inesquecíveis.


O Chile é um dos grandes produtores de vinho sul-americanos e, durante a estadia em Santiago, é possível visitar uma variedade de vinícolas que oferecem degustação da bebida. Uma das mais antigas do país, Concha y Toro, fundada em 1883, é também a maior produtora de toda América Latina.


Para uma experiência gastronômica singular, a parada no Boragó é obrigatória. Afinal, para o The World’s 50 Best, o restaurante ocupa a sexta posição entre os melhores da América Latina com seu menu degustação baseado em plantas, flores e frutas chilenas. Ao usar os alimentos de pequenos produtores locais, o chef Rodolfo Guzmán busca retratar a ancestralidade do país. O passeio gastronômico pode continuar pelo bairro Franklin, região comercial modernizada, em pontos como o Mercado Matadero e a Factoria Franklin.


Os próximos três meses guardam oportunidades incríveis para usufruir a alta temporada dos destinos de inverno sem ir muito longe. E não deixe de seguir as dicas do Hurb para aproveitar o melhor que eles tem a oferecer.

Sobre o Hurb

O Hurb é uma empresa de tecnologia e inovação que se consolidou como a maior plataforma de viagens online do Brasil. Com a missão de potencializar viagens através da tecnologia, a empresa visa otimizar o tempo dos seus clientes através da ciência. Cumprindo o princípio primordial de livrar pessoas da preocupação, conectamos clientes a novos lugares. Fundada em 2011, a empresa vende 1 diária a cada 8 segundos, sendo responsável por 1,56% (2020) do PIB do turismo no Brasil. Em menos de 10 anos, alcançou 25 milhões de viajantes cadastrados, 35 mil destinos em todo o mundo e mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais, chegando a ser considerada a maior fanpage do turismo mundial. Com sede no Rio de Janeiro, a marca global atua em todo o Brasil e no exterior, com escritórios em Porto e Lisboa (Portugal), Sorocaba (SP) e Montreal (Canadá).

SIGA ESTE COLUNISTA NO  INSTAGRAM

Quer saber tudo sobre seu futuro, entender o que está acontecendo em seu presente e ainda saber tudo sobre suas vidas passadas? É muito simples, adquira agora por um preço especial o seu mapa astrológico. Clique aqui.

Anddreh Ponttez

Anddreh Ponttez é jornalista, atuou em diversos veículos de comunicação. É colunista de TV e famosos dos programas de Nani Venâncio e Lucimara Parisi na Rede Brasil de Televisão. Instagram:@anddrehponttez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *